Depois de muito se especular, o Instagram começou a testar o botão ‘não curti’, que está disponível em postagens do feed e do Reels para participantes selecionados pela empresa. O Grupo Meta, que controla aquela rede social, entre outras, afirmou que a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade das interações na plataforma.
A novidade vem sendo testada com um grupo restrito de usuários e foi, a princípio, analisada por Alessandro Paluzzi, especialista em engenharia reversa, programador e desenvolvedor de softwares. O novo botão permitirá que os usuários demonstrem que um comentário não agradou, sem que isso fique visível para outros usuários, será visto apenas pelo autor do comentário, evitando polêmicas.
A intenção com isso é reorganizar a classificação dos comentários, incentivando interações relevantes e respeitosas na plataforma. O Reddit, plataforma de fóruns onde usuários podem compartilhar e discutir comentários, já utiliza votos positivos e negativos para classificá-los.
Não há previsão sobre quando o botão ‘não curti’ estará disponível para todos os usuários. O Grupo Meta vem dando especial atenção ao feedback dos participantes do teste em curso, para então, através disso, definir os próximos passos da novidade.